/ Pretendentes

Vale a pena alugar com fiador?

Quando estamos à procura de um imóvel, tudo conta. Porém, para isso é preciso ter garantias para que todos tenham benefícios. Alugar com fiador parece ser um desses benefícios, mas hoje em dia é muito mais que um incômodo, é um desperdício.

Com o fiador é possível fazer a locação do imóvel sem dispor de uma alta quantia para fazer o depósito ou pagar o seguro fiança, que normalmente é exigido pelos donos dos imóveis. A parte boa é que hoje em dia as imobiliárias digitais já oferecem o seguro fiança gratuito. Normalmente, é preciso dar algum tipo de segurança a quem está alugando o imóvel. Essa segurança pode ser feita por meio do fiador, pelo seguro fiança ou cheque caução. Destacaremos o que ocorre quando se aluga com fiador, quais são as responsabilidades do fiador, as suas vantagens e desvantagens. Dessa forma, fica claro se escolher  esta modalidade vale a pena ou não

Alugar com fiador

Alugar com fiador dá a garantida de alugar o seu imóvel sem causar um grande impacto no seu orçamento, pois assim você não vai precisar pagar nada de início. O custo basicamente será do valor dos cartórios na autenticação da documentação que é necessária e das assinaturas. Porém, é preciso destacar que sempre é necessário mais de um fiador. Normalmente, o que se pede são dois fiadores e pelo menos um móvel quitado na cidade onde se está alugando o imóvel de cada fiador. Esses dois fiadores são a garantia de que o pagamento mensal do aluguel será feito.

Fiador

Você sabe o que é fiador? Para quem sempre morou de aluguel esse termo já é bastante conhecido. Para quem não conhece, deve conhecer para poder se inteirar das suas opções. Antes de falar do fiador é preciso que saiba o que é a fiança. A fiança é uma das modalidades mais antigas quando o assunto é ter a garantia do aluguel. Hoje em dia, há outras modalidades, mas isso não quer dizer que deixou de ser utilizado. O fiador é aquele que caso o inquilino não cumpra o seu compromisso terá que arcar com as obrigações que estão vigente no contrato de locação. Assim, o fiador dá uma maior confiança para quem está alugando o seu imóvel. Essa segurança parte do princípio de que o fiador vai arcar com despesas não só do aluguel, mas também outras despesas, como o IPTU.

Quem pode ser fiador

Independente de ser pessoa física ou jurídica, para ser fiador é necessário ter uma renda líquida, pelo menos, maior que três vezes o valor do aluguel em questão, nunca desconsiderando os encargos da locação, um deles é o IPTU. E mais, além de tudo o que foi falado, o fiador tem que possuir um patrimônio que já esteja quitado. Normalmente, é preciso comprovar que já tenha quitado um imóvel.

Vantagens de alugar com fiador !

Deve ser considerado tudo na hora de escolher se vale a pena alugar com fiador. Por isso, destacamos duas vantagens essenciais na hora da escolha.

  • Não pagamento de taxa de garantia!

  • É necessário apenas assinar os documentos e autenticá-los. Sem a necessidade de gastar muito dinheiro para poder fazê-lo. Com o seguro fiança gratuito da Lokkan nem isso é necessário, pois oferecemos todas as assinaturas e contratos digitais.

Desvantagens de alugar com fiador!

As desvantagens também existem e podem ser até maiores do que as vantagens. Por isso, destacamos três desvantagens que não podem ser esquecidas.

  • Exigências: Podem ser feitas muitas exigências. Isso não só do locatário, mas também da imobiliária. Afinal, ambos querem garantir que o pagamento mensal do aluguel será feito. Por isso, prepara-se para que o fiador possa cumprir todas as exigências. Dependendo de quais sejam, pode ser um problema.
  • O fiador pode deixar de ser fiador:Um fato que pode ocorrer é que o fiador pode deixar de ser o seu fiador, pois além de ele ter esse direito, isso pode ser feito a qualquer momento. De acordo com a lei, não há limitação de tempo para que o fiador continue a ser fiador. Por isso, ele não é obrigado a continuar como fiador quando não quiser mais ou quando não puder. Além disso, ele pode ter vários motivos plausíveis para não continuar, como por exemplo, não poder arcar com as despesas se assim for necessário.
  • Documentação:A quantidade de documentação necessária é bem grande. Por isso, pode ser um pouco incômodo pedir a uma outra pessoa uma quantidade grande de documentação. Essa documentação não é apenas do imóvel, mas também pode ser do imposto de renda, por exemplo. A pessoa terá também que comprovar a sua renda mensal através de contra cheque.
  • Não há suporte para reparos e serviços ao imóvel: Diferente da contratação do seguro fiança gratuito no qual você tem acesso a uma extensa linha de serviços gratuitos ao imóvel, com o fiador você não tem essa facilidade e precisando contratar por conta própria, gerando gastos extras.

Dicas para alugar um imóvel

Saber o que fazer na hora de alugar um imóvel pode fazer toda a diferença na hora de escolher como você vai garantir o aluguel deste imóvel. Por isso:

  • Pesquise bem o imóvel;
  • Identifique qual é a sua condição financeira real;
  • Contrate o seguro fiança que hoje é feito de forma gratuita pela Lokkan;
  • Nunca deixe de visitar e analisar a situação do imóvel. Não passe essa responsabilidade para os outros, veja com seus próprios olhos;
  • Fique atento a toda documentação necessária;
  • Sempre escolha pelo imóvel que ofereça a melhor garantia.

Portanto, é importante colocar tudo o que você viu acima em prática na hora de escolher alugar com fiador. Pesquisar antes quais são todas a suas opções é muito importante para que você faça uma boa escolha e não se arrependa depois. Além disso, para escolher bem o seu fiador, além de conhecê-lo muito bem, você tem que confiar nele. O mesmo acontece ao inverso. Afinal, uma pessoa não aceita ser fiadora de outra se não houver confiança. Por isso, chamar pessoas amigas nesse momento é importante. No final, saber ou não se vale a pena alugar com fiador só vai depender das suas necessidades do momento, se você tem ou não pessoas disponíveis para arcar com essa responsabilidade.

Na Lokkan, você encontra tudo o que precisa para alugar seu imóvel sem precisar de um fiador. Sem enfrentar filas e grande burocracia.