/ Proprietários

Como alugar meu imóvel sem correr riscos?

Mesmo com muitas pessoas morando de aluguel as dúvidas sempre surgem quando o assunto é aluguel de imóveis. Porém, para quem deseja alugar imóvel é preciso saber de detalhes que farão toda a diferença para ter sucesso ou não na durante a locação do imóvel.

Além disso, alugar imóvel pode ser uma solução para quem tem um imóvel desocupado e pretende colocá-lo no mercado, conseguindo assim ter uma renda extra. Com isso, ter experiência nessa área pode fazer uma boa diferença. Se você não sabe quais são os riscos de alugar seu imóvel, fique atento ao nosso artigo e as dicas a seguir, ficando por dentro de tudo.

Alugar imóvel sem problemas

Na hora de alugar imóvel é preciso tomar alguns cuidados para não ter problemas mais tarde. Se você nunca alugou nenhum imóvel é preciso prestar atenção. Pois, para alugar seu imóvel é preciso que esteja com tudo em dia para não ter nenhum problema. A seguir destacaremos algumas dicas do que é preciso para alugar imóvel sem correr nenhum risco, tendo a garantia de que você vai conseguir alugá-lo.

1. Administração do imóvel
A primeira coisa a ser feita é decidir quem vai cuidar da administração do seu imóvel. Muitas pessoas preferem fazer isso sozinhos, mas este é um tipo de serviço que o barato por sair muito caro, então é melhor deixar na mão de especialistas. Com uma boa administração, você não deixa de acompanhar o que está acontecendo com o seu imóvel. A administração profissional oferece uma gestão completa do contrato e consultoria com relação aos riscos que podem acontecer, como o não pagamento do aluguel ou então, no caso de ocorrer algum tipo de irregularidade.

2. Pesquise sobre a imobiliária
Na hora de escolher quem vai fazer a administração do seu imóvel, é importante que seja de confiança. Para isso, é importante que você pesquise sobre a empresa. Prestando atenção na sua reputação e nos seus parceiros. Veja também depoimentos de quem já é cliente. Uma boa dica é pedir indicações e depoimentos de pessoas que também costumam alugar imóveis. Dessa forma, você se sentirá muito mais seguro.

3. Apresentação
Para que você consiga alugar seu imóvel sem problemas, é necessário que ele tenha uma boa apresentação. É impossível alugar um imóvel que não tenha condições de receber inquilinos. O local tem que estar habitável para chamar a atenção da pessoa que irá alugar o imóvel. Dentro dessa apresentação também está a manutenção do imóvel que deve ser feita de forma recorrente, mesmo ele não estiver em uso. Por isso, mantenha o local limpo, organizado, verifique se o local está com algum tipo de infiltração, se está com algum problema de pintura. Dessa forma, será muito mais fácil de encontrar alguém para alugar o seu imóvel, sem correr riscos de haver desistência ou algum tipo de reclamação.

4. Visitação
Para alugar imóvel é preciso deixar que ele fique aberto à visitação. Pois assim, a pessoa que irá alugar poderá ver de perto como está o imóvel. Por isso, a importância de fazer a manutenção do local de forma frequente, mesmo se ele não estiver sendo usado. Além disso, é durante a visitação que o locatário irá ver se aquele imóvel serve ou não para ele. É preciso assim, deixar o lugar o melhor possível, chamando a atenção da pessoa que pretende alugar o imóvel.

5. Fazer anúncio
Fazer propaganda é a alma do negócio, o mesmo ocorre na hora de alugar o seu imóvel. Então, utilize os recursos que você tem para anunciar o seu imóvel. Por exemplo, anunciar seu imóvel na Lokkan é um grande diferencial. Pois, dessa forma, seu anúncio tem maior exposição, recebendo mais ofertas. Hoje, com as redes sociais, comprar e vender coisas ficou muito mais fácil. Com isso, fazer propaganda de aluguel de imóveis se tornou completamente viável. As redes sociais se tornou essencial, uma vez que a mobilidade digital é o que move o mundo hoje. Além disso, se torna assim muito mais fácil chamar atenção de possíveis inquilinos sem ao menos sair de sua casa. Porém, para anunciar nas redes sociais é preciso fazer da forma correta. Então, não se esqueça: - Boas fotos do imóvel por dentro e por fora são essenciais;

  • Procure pelo melhor ângulo, sempre visando a melhor iluminação;
  • Tire fotos de cada cômodo;
  • Se o imóvel tiver garagem, jardim ou quintal lembre-se de mostrar todo o espaço.

6. Definição do aluguel
É preciso definir o aluguel de acordo com o imóvel e com o local que ele se encontra. Se não, será impossível conseguir alugar o imóvel. Isso também conta na hora de fazer o seu anúncio, uma vez que se o preço estiver muito acima do esperado pelo mercado, por exemplo, o seu anúncio não irá aparecer nos sites de busca, colocando tudo a perder.

7. Inquilino
É preciso conhecer o inquilino antes de fechar o contrato. Pois assim, será possível também saber quais são as expectativas dessa pessoa, além de saber se o inquilino também irá atender ás suas expectativas. Pesquise também sobre a saúde financeira de quem vai alugar o seu imóvel e quais garantias oferece, pois assim saberá se ele vai poder ou não arcar coma  responsabilidade.

8. Flexibilidade
Sempre esteja aberto à negociação. Pois assim, uma proposta dada pelo inquilino pode ser muito proveitosa para ambas as partes. ### Alugar imóvel sem correr riscos é possível, porém é preciso fazer algumas escolhas sempre optando para o que será melhor para você.

Por isso, a importância de uma consultoria e uma administração profissional do contrato. Afinal, alugar um imóvel não deve ser problema.

Porém, é preciso deixar claro quais são as suas expectativas, deixar claro no contrato o quais são os direitos e deveres tanto de locador quanto do locatário.

Dessa forma, ambos viverão em plena harmonia, sem ter nenhum problema durante a estadia do locatário. Na Lokkan, você tem tudo isso e muito mais. Acesse o nosso site e saiba mais.