/ Pretendentes

Análise de crédito: o que é e como agilizar o processo?

A análise de crédito faz parte de uma série de processos da vida dos consumidores. Ela está tanto quando ele vai consumir produtos quanto quando ele se interessa por serviços.

Várias empresas se utilizam desse tipo de sistema, com o objetivo de garantir a existência de crédito por parte dos clientes, se resguardando de uma possível inadimplência. É uma forma de definir com quem vale a pena fazer negócio e com quem não vale.

Seja como for, a seguir nós vamos explicar mais sobre a análise de crédito, em que meios ela é utilizada e claro, como podemos tornar o processo mais veloz, quando somos nós os principais envolvidos e interessados! Confira!

Afinal, o que é a análise de crédito?

Podemos dizer que nos últimos anos vem sendo cada vez mais fácil conseguir crédito, seja você um consumidor ou uma empresa. Isso ocorre porque o governo ofertou muitas dessas linhas, afim de impedir que o país estagnasse em meio ao cenário de crise econômica que estamos atualmente enfrentando.

A questão é que quando não se toma cuidado oferecer crédito demais acaba sendo um tiro no pé. Na mesma medida que cresceu a oferta dessas linhas também aumentaram os níveis de inadimplência. Não é surpresa, portanto, que vejamos as empresas tão focadas em fazer uma análise de crédito bem rigorosa antes de firmar negócio com um cliente.

As fases da análise

Esse tipo de análise possui uma série de fases até ser concluída, o que a torna um pouco longa e desgastante para quem aguarda a sua aprovação. A seguir nós vamos definir cada uma delas, para que os pretendentes compreendam melhor como esse processo complexo acontece:

  1. Tudo começa na solicitação de dados - Os dados do pretendente começam a ser pedidos pelo interessado. É preciso ter o nome, o CPF, o RG e outros dados como endereço, telefone, data de nascimento e local aonde nasceu, para citar alguns exemplos;
  2. Depois vem a análise de restrição - É com esses dados que se vê se a pessoa tem algum pagamento pendente. Normalmente isso é visto em órgãos como o Serasa e o SPC;
  3. Em seguida se analisa o perfil de crédito - A análise de perfil de crédito se dá para confirmar que o pretendente tem a capacidade de pagar pelo nível de crédito que está desejando obter;
  4. Após esse processo é feita a análise do comprometimento de renda - É visto se a renda do pretendente fica comprometida com o compromisso assumido com a empresa em questão;
  5. Por fim é analisada a veracidade dos documentos - RG, Endereço, CPF e outros dados fornecidos no momento do cadastro são analisados, para comprovar se são ou não verdadeiros;

Processo longo e complexo

Como você pode imaginar essas etapas demoram a ser cumpridas. A análise de crédito de uma empresa não se encerra rapidamente, e com isso os pretendentes ficam esperando por muito tempo.

Obviamente não podemos dizer para as empresas desistirem desse tipo de análise, porque elas correriam risco, mas o que pode ser feito é tentar tornar o processo mais rápido pela parte de quem quer vencer essa análise e conseguir o que quer que deseje, seja a aprovação de um novo contrato de aluguel, seja a obtenção de algum crédito específico. Mas como fazer isso?

Como acelerar o processo de análise de crédito?

Acelerar o processo de análise do crédito e garantir sua funcionalidade e efetividade para o pretendente é tudo que os envolvidos desejam. Mas como garantir que isso aconteça?

Uma das formas mais funcionais é o pretendente dar os dados certos para a análise. Além disso, é importante que ele tenha sempre noção de que precisa ter uma vida financeira equilibrada, para não correr o risco de ter seus pedidos negados.

Outra forma muito inteligente de tornar mais provável a concessão de crédito é incluindo ainda mais pessoas na análise. Isso gera mais confiança e tranquiliza a empresa envolvida, seja ela do setor imobiliário ou de qualquer outro setor!

Sendo assim, se você quer contar com uma boa imobiliária para o seu contrato de aluguel procure já a Lokkan! Com ela, a administração é facilitada, utilizando qualquer forma de garantia locatícia. Pode confiar!